sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Resumo aula 03/09/2010 - Complexo Principal de Histocompatibilidade - CPH ou MHC

Complexo Principal de Histocompatibilidade - CPH ou MHC

* Lócus com genes mais polimórfico que codificam proteínas:

• Moléculas do MHC classe I: Apresentam antígenos protéicos dos linfócitos TCD8+. Ocorre em todas a células nucleadas. Geralmente em antígenos que apresentam de 8 a 11 aminoácidos, ou seja, são proteínas menores;

• Moléculas do MHC classe II: Apresentam antígenos protéicos dos linfócitos TCD4+. Ocorre em células apresentadoras (APCs), como células dendríticas e macrófagos. Geralmente em antígenos com maiores números de aminoácidos, de 10 a 30 aminoácidos.



 
* MHC em humanos: HLA = Antígeno (Ag) leucocitário humano: está relacionadoa histocompatibilidade e transplantes.


Processamento de Antígenos protéico para apresentação associada ao MHC classe I

1-Produção de proteínas citosólicas: podem ser produtos de vírus, ou micro-organismos intracelulares que invadem a célula.

2-Degradação proteolítica: ocorre no proteassoma (complexo enzimático), ubiquitinação (ligação de ubiquitinas a proteína para guiá-la ao proteossoma).

3-Transporte para o Retículo Endoplasmático: No RE são sintetizadas as MHC I, para em seguida os peptídeos (Ag) irem ao encontro deles (MHC).

4-Associação do MHC ao Peptídeo (Ag).


5-Expressão: o complexo peptídeo (Ag)-MHC I são revestidos por vesícula exocítica no complexo de Golgi e são transportados à superfície da célula.




Processamento de Antígenos protéico para apresentação associada ao MHC classe II


1- Interiorização: Antígenos protéicos são capturados por células apresentadoras (APCs).

2- Processamento: Ocorre nos lisossomos e endossomos (enzimas que degradam proteínas).

3- Biossíntese no RE de MHC II.

4- MHC classe II são ligadas a proteína invariante (Ii) que impede a ligação dos peptídeos presentes no RE. A proteína Ii direciona as MHC II para endossomos e lisossomos que contém Ag processado.

5- Associação do peptídeo - MHC II.

6- Expressão do complexo peptídeo - MHC II na superfície celular das células apresentadoras para reconhecimento do linfócito TCD4+.



2 comentários: